terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dragões do Horizonte Taekwondo Minas: CURSO DE ARBITRAGEM LIRNAM 20 DE OUT. 2010

Dragões do Horizonte Taekwondo Minas: CURSO DE ARBITRAGEM LIRNAM 20 DE OUT. 2010

CURSO DE ARBITRAGEM LIRNAM 20 DE NOV. 2010













REALIZAÇÃO: LIRNAM- M. Luciano M. Fernandes, faixa preta 5º Dan

Horário: 08:00 às 17:30

Temas abordados, atualizações da regra de arbitragem competição de lutas individuais.

A equipe de arbitragem formada pelos alunos graduados da LIRNAM irão participar dos dois eventos da entidade no mês de dezembro de 2010:

-Campeonato do PET e CRAS  Pró jovem adolescente 12/12/10;
-Copa Neves Open 19/12/10.

PRINCIPAIS MUDANÇAS NAS REGRAS DE ARBITRAGEM, ATUALIZADO EM OUT. 2010.

Segue as principais mudanças na regra de arbitragem em 2010.
ARTIGO 3 – ÁREA DE COMPETIÇÃO
6) Posição dos Técnicos (Regra Antiga)
A posição do técnico deve ser marcada
em um ponto a 1 metro de distância do
ponto central da Linha Limite ao lado de
cada competidor.
6) Posição dos Técnicos (Atualização)
A posição do técnico deve ser marcada em um ponto a 1 metro de distância do ponto central da linha limite ao lado de cada competidor. Os técnicos não poderão sair da área de 01metro x 01metro, denominada como Zona do Técnico, que indica o local onde ele deverá ficar.
ARTIGO 7 – DURAÇÃO DO COMBATE
(Regra Antiga) – A duração do combate é de três (3) rounds de dois minutos com um minuto de descanso entre os rounds. No caso de empate, após o término do 3º(terceiro) round, um 4º(quarto) round de dois minutos será realizado como tempo extra, utilizando o sistema de morte súbita(golden point). Esse round será realizado um minuto após o término do 3º(terceiro) round.
(Atualização) – A duração do combate é de três (3) rounds de dois minutos com um minuto de descanso entre os rounds. No caso de empate, após o término do 3º(terceiro) round, um 4º(quarto) round de dois minutos será realizado como tempo extra, utilizando o sistema de morte súbita(golden point). Esse round será realizado um minuto após o término do 3º(terceiro) round. A duração de cada round poderá ser ajustada para 01 minuto ou 01 minuto 30 segundos por decisão do Diretor Técnico se julgar pertinente ao Campeonato.
ARTIGO 14 – ATOS PROIBIDOS E PENALIDADES
((Regra Antiga) – 2) Os seguintes atos devem ser classificados como proibidos e denominados “GAM-JEOM”.
1. Atacar o adversário após o “KALYEO”.
2. Atacar o adversário caído.
3. Derrubar o adversário agarrando o pé em suspensão com o braço, ou mão, ou ombro, ou empurrando o adversário com o braço ou mão ou ombro.
4. Atacar intencionalmente a cara do adversário com a mão.
5. Interromper o progresso da luta por parte do atleta ou técnico.
6. Comentários ou comportamento violentos ou extremos por parte do técnico ou do competidor.
(Atualização) – Todas as faltas não se alteram, e acrescenta ainda:
Antes de cada round da competição, o árbitro deve verificar se algumas tentativas foram feitas para manipular o sistema de pontuação e/ou aumento da sensibilidade das meias, ou qualquer outro método, pelo atleta. No caso em que o árbitro considera manipulação intencional, ao árbitro é reservado o direito de aplicar um “Gamjeom” para o competidor pertinente e se reserva no direito de declarar o atleta como perdedor por falta com base no grau de gravidade da violação.
ARTIGO 24 – ARBITRAGEM E SANÇÕES
3) Procedimento de revisão de Vídeo Replay
((Regra Atual) – 2) Quando o técnico solicita, o árbitro central deve se aproximar dele e perguntar a razão pela qual esta solicitando a revisão de vídeo. A razão de solicitação de revisão de vídeo inclui erro na aplicação das regras de competição e erros de fato no julgamento de impacto de um golpe, rigidez de uma ação ou conduta, intenção, tempo em relação a uma ação
de declaração ou área de impacto.
(Acrescenta) – Não se altera o artigo acima e acrescenta:
No caso de utilização de Protetores Eletrônicos o Vídeo Replay não poderá ser utilizado para solicitar revisão de pontos em áreas de pontuação eletrônica. A solicitação de Vídeo Replay é limitada a somente uma ação a qual tenha ocorrido no limite de 05(cinco) segundos antes do momento da solicitação do técnico. Uma vez que o treinador levanta o cartão azul ou vermelho para pedir o Vídeo Replay, isto será considerado que o treinador utilizou ser recurso em qualquer circunstância. A solicitação após o término do round não será aceita, exceto no caso do 4º round no Golden Point.
(Regra (Antiga) – 7) No decorrer de um campeonato, não existe limite de solicitações que um técnico pode fazer. Contudo, um atleta tiver a solicitação de revisão de vídeo rejeitada por 03(três) vezes, este atleta perderá o direito de solicitar revisão de vídeo nos futuros combates.
((Atualização) – 7) No decorrer de um campeonato, não existe limite de solicitações que um técnico pode fazer. Contudo, um atleta tiver a solicitação de revisão de vídeo rejeitada por 02(duas) vezes, este atleta perderá o direito de solicitar revisão de vídeo nos futuros combates. Com base no tamanho do Campeonato o Delegado Técnico pode diminuir para 01(uma) solicitação por Campeonato.

POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES ESPERADAS NAS REGRAS DE ARBITRAGEM DA WTF.


Estão sendo esperadas algumas modificações nas regras de competição da WTF. Algumas modificações já são conhecidas outras são novas e prometem deixar a competição mais dinâmica e atrativa.

 Conheça algumas modificações esperadas:
§  A área de competição deverá ser na cor azul e as bordas nas cores; vermelha ou amarela.
§  Os técnicos deverão permanecer na área reservada de 1mx1m e não poderão se levantar deverão permanecer sentados, salvo para solicitar a revisão imediata de vídeo (vídeo replay), no caso do técnico se levantar, senão para solicitar o vídeo replay, o atleta será penalizado com Kyongo.
§  Os atletas deverão entrar com o protetor de cabeça embaixo do braço esquerdo e deverão vestí-lo ao comando do árbitro central.
§  O método de competição nos Jogos Olímpicos será o de eliminação simples com repescagem.
§  A duração dos rounds de cada luta poderá ser reajustado para 3 rounds de 1 minuto, 3 rounds de 1 minuto e 30 segundos ou 2 rounds de 2 minutos, conforme decisão do Delegado Técnico da Competição.
§  No sorteio de chaves, alguns atletas serão posicionados conforme sua colocação no Ranking Mundial da WTF.
§  O Atleta poderá entrar na área de competição acompanhada, além do seu técnico, de um médico ou fisioterapeuta. O médico ou o fisioterapeuta deverão apresentar documentos comprobatórios da sua licença em vigor (registro de profissional da saúde, por exemplo, CRM, CREFITO) junto com a inscrição do país, sem os quais não serão emitidas as credenciais.
§  Pontuação. Chute giratório válido na cabeça do oponente somarão 4 pontos.
§  Pontuação. Será adicionado 1 ponto extra para cada ponto válido que levar o oponente ao chão.
§  Pontuação. No caso do atleta abrir diferença de 10 pontos até o término do 2º round, será declarado vencedor por Diferença de Pontos.
§  Pontuação. No caso de persistência do empate após o round de Morte Súbita e ocorrer o empate na decisão dos árbitro e juízes (2:2), o árbitro central fará o desempate.
Os tipos de vitória passam a ser:
1.       Vitória por nocaute (KO).
2.      Vitória por suspensão de combate pelo árbitro (RSC).
3.      Vitória por placar final (PTF).
4.      Vitória por diferença de pontos (PTG).
5.      Vitória por morte súbita (SDP).
6.      Vitória por superioridade (SUP).
7.      Vitória por desistência (WDR).
8.     Vitória por desqualificação (DSQ)
9.      Vitória por declaração punitiva do árbitro (PUN)

Atos proibidos. Kyongo. 
Dar as costas para o adversário com objetivo de evitar ataque, o texto será reformulado incluindo dobrar o tronco abaixo da linha da cintura ou agachar.
Atos proibidos. Kyongo. Fingir lesão. Exagerar na manifestação de dor de uma lesão ou indicar dor em parte do corpo que não foi alvo do ataque com finalidade de tentar demonstrar um ato proibido do adversário ou ganhar tempo, o árbitro sinalizará duas vezes em intervalo de 5 segundos para que o atleta que retorne ao combate, caso não retorne o atleta será penalizado com kyongo.
• Atos proibidos. Kyongo. O atleta será penalizado com Kyongo quando solicitar ao árbitro parar o combate para ajustar seu equipamento protetor e quando solicitar ao seu técnico que peça a revisão imediata de vídeo (vídeo replay).
Obs: Estas modificações não estão em vigor, se aprovadas breve divulgaremos.

Fonte: Bang

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Preparação para exame de Faixa Preta

Caros alunos da Dragões do Horizonte,

Começou neste sábado o treinamento especial para graduados em Taekwondo visando a preparação para o exame de faixa preta. Neste mês estaremos treinando sob a supervisão do m. João Batista todos os sábados de 08:00 às 11:30 na academia Oficina do Corpo Bairro São Benedito, Santa Luzia. Em dezembro faremos um treino especial com presidente da Federação m. Samuel Oscar. Ainda em dezembro iremos assistir ao exame da Kiosani Gersina.

Lembrando que o nosso tão esperado exame será marcado para Julho de 2011.

Preparem-se para a realização do tão esperado sonho, a faixa preta.

Vocês batalharam até aqui, agora é a hora de mostrar o porque vocês são os merecedores.