Durante o CAMPEONATO MUNDIAL DE TAEKWONDO, que aconteceu em dezembro de 2010 na Rússia, a WTF apresentou um formato de competição nos moldes das competições que já ocorrem na Coréia do Sul, que é a competição por equipes. Que funciona da seguinte forma:
Cada equipe com cinco competidores, todos de uma equipe podem competir com todos de outra equipe, avança para próxima fase a equipe que somar mais pontos. No caso da competição de equipes que ocorreu no mundial eram apenas duas equipes, Rússia e Coréia.
Para estimular ainda mais a contagem de pontos foi da seguinte forma, um chute na cabeça é de três pontos, enquanto que um chute de giro para a cabeça, vale quatro pontos. Os atletas deram o máximo de si e o resultado final foi de 50 a 47 para a equipe coreana.
Este modelo de competição será apresentado em outras competições oficiais, a idéia é que esta modalidade se firme nas competições, já que o público presente e os atletas aprovaram. E já é certo que em 2012 seja implantado oficialmente nas competições a nível mundial.
Pude notar também o uniforme dos competidores, uma equipe toda de azul e a outra toda de vermelho. Como eram apenas duas equipes foi tranquilo, mas quando for mais equipes os atletas terão de desembolsado mais verba para ter as duas cores.
Outro ponto positivo é a numeração nos coletes, o que facilita a organização de eventos para buscar os atletas e agilizar as lutas, pois em uma competição nacional o responsável pela área de espera e inspeção chama os atletas pelo nome, pergunta ao atleta e ao técnico os dados do mesmo e encaminha ao ringue. Agora todos numerados e credenciados na véspera da competição é só chamar o número e direcionar. No caso de competição internacional o responsável por esta área já não irá precisar falar diversas línguas para instruir ou chamar pelo atleta.
O Taekwondo está inovando para atrair novo público, e você quais são as suas mudanças para 2011?
Vai uma dica aí para entender melhor este tipo de competição, veja ao filme SPINKICK, escola de Taekwondo.