terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fundamentos do Taekwondo.























Vamos aprimorar nossa fala para as aulas?
Ao saber os fundamentos básicos em coreano para as aulas de Taekwondo, a nomenclatura, facilita o aprendizado. Assim, mesmo que em algum dia você vá treinar ou visitar outra academia, ou ser comandado por outro professor ou mestre em uma competição de formas ``poon se´´, não terá dificuldade em entender o que foi pedido.
Como por exemplo:
*Ap kubi palmok are maki 

  1. Ap Kubi = base grande, perna da frente com joelho dobrado e de trás estendida.
  2. Palmok = ante braço
  3. Are = abaixo da faixa
  4. Maki = defesa
Entende-se muito bem se falar apenas AP KUBI ARE MAKI, foi pedido uma base grande com defesa abaixo da faixa.

Isto é, aumentou uma palavra no primeiro comando, mas ao entender todas as palavras, ou a maioria delas é possível executar o movimento pedido.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Treinamento de arbitragem LIRNAM-FETIMG

Aconteceu hoje às 19:00 na sede da LIRNAM no bairro Justinópolis, Ribeirão das Neves, um treinamento com a equipe de arbitragem da LIRNAM que irá atuar no torneio de TAEKWONDO dos projetos CRAS e PETI no dia 21 de Janeiro de 2011 no ginásio do CAIC em Ribeirão das Neves.

A LIRNAM acredita no social, pois é a melhor forma de poder fazer um mundo melhor.

O grande ponto positivo deste encontro da arbitragem hoje foi a volta de figurinhas já carimbadas na arbitragem, como os professores Neidson, Henrique e Jhonatam, além da renovação da equipe de arbitragem como os professores Fábio Ramalho e Herisson.

Espero que este evento ajude a fortalecer o esporte na região de Neves, pois a população é esquecida pelos governantes. É preciso que pessoas como o m. Luciano acreditem no potencial de nossos jovens e batalhem para que eles possam sonhar com um futuro melhor.


Estudo de caso ARBITRAGEM DE TAEKWONDO

 PENSE EM SITUAÇÕES DE LUTA E RESPONDA RÁPIDO:

  • O atleta A levou um chute no rosto, colocado, o atleta B continua a atacar o adversário. Qual procedência deve tomar o árbitro? E o juiz?

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Competição de POON SE, regulamento para competição nacional.


Atleta, você irá competir na categoria POON SE, através dos te Guks de sua faixa. Lembrando sempre que será cobrado o te kug de sua faixa, caso haja empate, o desempate poderá ser cobrado através de um te guk de faixa abaixo. Treine bastante, mostre-se confiante. O POON SE é a base do Taekwondo, pois todo atleta bom de Poon se (aquele que treina a técnica firme e sólida) é bom de Kyorugi, mas nem todo atleta bom de luta é bom de poon se.
Amarela = Te guk 1 e 2
Verde = Te guk 1 a 4
Azul = Te guk 1 a 6 
Vermelha = Te guk 1 a 8

O uniforme é branco e de gola branca, gola preta apenas para faixas pretas, com o emblema da federação estadual no braço esquerdo, e na parte posterior da blusa a sigla do seu estado.

Somente para a categoria de poon se criativo é que poderá utilizar uniforme colorido.

Se você for qualificado o bastante para competir na categoria POON SE, então você demonstrou que se encontra qualificado para receber a sua nova graduação, aí o seu exame será apenas para formalidades.

Em breve maiores informações sobre o tempo de cada poon se e dicas sobre treinamentos para os atletas e dicas para os árbitros de como comandar uma competição de poon se.

Prepare-se e boa sorte!


SEMINÁRIOS INTERNACIONAIS DE ARBITRAGEM DE TAEKWONDO PARA 2011.

A boa notícia para os árbitros é de que já foram relacionados os locais onde haverão os seminários de arbitragem a nível internacional com a finalidade de qualificar e de reciclar as equipes de arbitragem que irão atuar em eventos como campeonato mundial.


A má notícia é que nenhum dos seminários será realizado na América Latina.


Os locais são:
Kyorugi
Ásia = Iran
Europa = Swedem
África = Moçambique
Oceania = Austrália

Poonse
Norte Americano = USA
Europa = Sweden
Oceania = Nova Zelandia
Ásia = Índia

Fica aí a expectativa de que nas próximas edições dos seminários internacionais, as federações de TKD dos países latinos e sulamericanos se prontifiquem e se qualifiquem para receber eventos de tais grandezas, para que os nossos árbitros possam ter melhores oportunidades de se qualificarem.

E ao atrair seminários e cursos de qualificação para o esporte a nível internacional, estas federações possam mostrar de que também são capazes de promover outros grandes eventos para os atletas e técnicos também.




domingo, 16 de janeiro de 2011

Taekwondo, pontos válidos.

TÉCNICOS, treinem com seus atletas ataques e contra ataques para determinadas situações demonstradas no vídeo. Faça-os pensar em como utilizar as técnicas, como reagir a contra ataques com estas técnicas e como antecipar estes ataques.

ÁRBITROS, estejam preparados para ver tais técnicas, com a velocidade de reação e tomada de decisão que elas impõe.

ORGANIZADORES DE EVENTOS ESPORTIVOS, entendam o grau de complexidade que uma luta de faixa preta pode ter. A saúde e segurança do atleta é que está em jogo, por isso, estejam preparados para atender aos demais casos de ocorrências que podem acontecem nas lutas. Preservar a saúde e integridade do atleta é o seu papel principal, por isso sempre tenham em seus eventos uma equipe médica de prontidão. Tenham também o cuidado de montar os tatames em locais seguros para evitar quaisquer acidentes.

Taekwondo, tática e técnicas de competição.



Treinamento 90 % tático e 10 % técnico.

Recomendo que nos primeiros treinos sejam utilizados os protetores, pois já são técnicas mais avançadas e que como tem chutes altos, somente devem ser executadas por faixas pretas.

É treinamento ideal para ser utilizado após o término de preparação física e podendo ser iniciado na metade dos treinamentos técnicos.

E treinar apenas tática de competição de taekwondo nas semanas que antecedem as competições, aí já é aconselhável a não utilização de protetores, no caso os de tórax, para evitar que os alunos façam combates. 

Neste período já é recomendável a sombra, num período curto para poder ter tempo ideal de recuperação.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Campeonato mundial de Taekwondo, mudanças inovadoras.

Durante o CAMPEONATO MUNDIAL DE TAEKWONDO, que aconteceu em dezembro de 2010 na Rússia, a WTF apresentou um formato de competição nos moldes das competições que já ocorrem na Coréia  do Sul, que é a competição por equipes. Que funciona da seguinte forma:

Cada equipe com cinco competidores, todos de uma equipe podem competir com todos de outra equipe, avança para próxima fase a equipe que somar mais pontos. No caso da competição de equipes que ocorreu no mundial eram apenas duas equipes, Rússia e Coréia. 

Para estimular ainda mais a contagem de pontos foi da seguinte forma, um chute na cabeça é de três pontos, enquanto que um chute de giro para a cabeça, vale quatro pontos. Os atletas deram o máximo de si e o resultado final foi de 50 a 47 para a equipe coreana.

Este modelo de competição será apresentado em outras competições oficiais, a idéia é que esta modalidade se firme nas competições, já que o público presente e os atletas aprovaram. E já é certo que em 2012 seja implantado oficialmente nas competições a nível mundial.

Pude notar também o uniforme dos competidores, uma equipe toda de azul e a outra toda de vermelho. Como eram apenas duas equipes foi tranquilo, mas quando for mais equipes os atletas terão de desembolsado mais verba para ter as duas cores.

Outro ponto positivo é a numeração nos coletes, o que facilita a organização de eventos para buscar os atletas e agilizar as lutas, pois em uma competição nacional o responsável pela área de espera e inspeção chama os atletas pelo nome, pergunta ao atleta e ao técnico os dados do mesmo e encaminha ao ringue. Agora todos numerados e credenciados na véspera da competição é só chamar o número e direcionar. No caso de competição internacional o responsável por esta área já não irá precisar falar diversas línguas para instruir ou chamar pelo atleta.

O Taekwondo está inovando para atrair novo público, e você quais são as suas mudanças para 2011?

Vai uma dica aí para entender melhor este tipo de competição, veja ao filme SPINKICK, escola de Taekwondo.




segunda-feira, 3 de janeiro de 2011