Sempre quando vamos treinar os nossos árbitros temos de levar alguns de nossos alunos ou alguns dos próprio árbitros tem de simular os combates e geralmente esses treinos são próximos às competições.
Daí o que acontece é que há somente simulação, o árbitro não consegue treinar o real, porque quem está simulando o combate tem receio de se lesionar próximo a competição para qual tanto treinou.
Pensando nisso imagine só, um programa que simule isso. Em que somente o árbitro é que é real. Os lutadores são personagens de um ´jogo` e não tem medo de ir para cima do adversário, esses lutadores poderão ser manipulados por manetes, como num vídeo game, o árbitro faz seus gestos usando luvas com sensores de movimento em 3 D, todos com óculos, ou imagens holográficas, daí a pessoa que está simulando ser o árbitro vai ter a sensação de estar bem próximo aos atletas, podendo se movimentar entre eles como numa luta. Assim também poderia treinar os juízes laterais e como mesmo no programa de placar eletrônico de TAEKWONDO de hoje já é possível identificar quem marcou pontos, quando marcou pode também computar todos os pontos atribuídos aos atletas por aquele juiz e no final a soma do placar e mostrar quantos pontos positivos cada juiz teve. Agora, no caso dos quatro juízes laterais deveria se pensar numa forma de cada um ter uma visão de seu canto `raio´no ringue.
Os pontos do árbitro seriam computados ao final de cada combate. Não teria mais como interpretar a regra, ou errou ou acertou.
Os pontos do árbitro seriam computados ao final de cada combate. Não teria mais como interpretar a regra, ou errou ou acertou.
Acabariam as desculpas de que não deu para treinar como uma luta de verdade.
Será que a evolução 3D vai chegar ao treinamento esportivo?
Tomara que sim!
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