sábado, 29 de maio de 2010

Você já bebeu água hoje?









A água desempenha um papel importante para o sistema circulatório. Atua no meio de transporte de nutrientes e substâncias corporais para os processos fisiológicos de digestão, secreção e absorção.
É responsável pela hidratação e regulação da temperatura corporal (suor).
Você pode saber se está desidratado através da cor de sua urina.
A sede pode desencadear:
  • Vol. de sangue diminuído, deficiência no desempenho físico;
  • Esforço aumentado para exercício físico, prejudicando o desempenho físico;
  • Náusea;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade para regular a temperatura corporal;
  • Tontura;
  • Espasmos musculares;
  • Função renal insuficiente;
  • Respiração forçada durante atividade física.
Quando o seu corpo envia os sinais de que você está com sede, você já está entrando em processo de desidratação. Tenha o costume de ingerir água constantemente, cuide de seu bem maior, VOCÊ.

Viajem para interior de Minas com finalidade de divulgar novas regras de competição de TKD, combate, Kiorugui.





No mês de Junho de 2010 eu Valéria Caetano (vice coordenadora de arbitragem) e o mestre João Batista (diretor de arbitragem) estaremos realizando algumas viagens pelo interior de Minas para divulgar as novas regras de arbitragem de competição de Taekwondo.

Caso queira receber a nossa equipe em sua cidade entre em contato com a Federação de Taekwondo Interestilos de Minas Gerais e agende uma palestra.



  • Será oferecido certificado de participação e apostila.

















Professor, você tem a chance de buscar novos talentos no esporte, capacite-se e aprenda a interpretar o regulamento de competição p/ combate de TKD, torne sua aula mais dinâmica.

















Alguns participantes dos cursos ainda poderão ser selecionados para atuarem em competições oficiais de TKD. De acordo com a disponibilidade do quadro de pessoal.



Prepare sua equipe, invista em capacitação pessoal e profissional.




Reuniões de arbitragem no mês de Maio de 2010.


Os integrantes da arbitragem de Taekwondo, junto com Valéria Caetano
(vice coordenadora de arbitragem) e mestre João Batista (diretor de arbitragem), se reuniram através de dois encontros este mês.
O primeiro foi na academia do Serginho no bairro São Benedito em Santa Luzia, onde foram abordados temas como atualizações no regulamento de arbitragem de TKD para o ano de 2010, distribuição das funções na estruturação e organização de eventos e apresentações de vídeos, finalizando com uma mesa redonda.
O segundo encontro foi na academia da profa. Valéria a DRAGÕES DO HORIZONTE, no bairro São João Batista em Belo Horizonte. Os temas deste encontro foram as funções para cada setor durante os eventos, a importância do trabalho de cada um, regras e punições, dinâmicas em grupo e parte prática de sinais de arbitragem.
Quem pode comparecer elogiou muito o trabalho feito pelos responsáveis da arbitragem, pois a cada dia estão percebendo a importância do trabalho em grupo e cada um vem sendo valorizado no que faz.
Eu, Valéria Caetano, como vice coordenadora de arbitragem só venho a agradecer a confiança que esta nova geração de árbitros vem depositando em minha pessoa como profissional e espero poder crescer junto de todos para elevarmos ainda mais o nosso esporte.

Regulamento de competição, final de combate, TKD.


  • O combate pode terminar quando um dos competidores não demonstrar mais condições de prosseguir na luta.
  • Desistência.
  • No tempo normal da luta, assim soma-se os pontos obtidos nos rounds.
  • Havendo empate, morte súbita, ponto de ouro. Neste caso o regulamento pode ser alterado de acordo com a organização do evento, avaliando o critério de morte súbita para as faixas de graduação.
SINAL DA ABITRAGEM PARA FINAL DO COMBATE.
  • Chama os dois competidores para as suas marcas iniciais.
  • Faz o gestual pedindo para retirarem os protetores de cabeça.
  • Um braço estendido junto ao corpo e o outro braço (referente ao lado do competidor vencedor) eleva em flexão junto ao externo, com os dedos fechados, faz o movimento de extensão para o lado do vencedor, com os dedos em extensão.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Alguns trechos de competição de Taekwondo


FALTAS

Dois KYONG-GO correspondem à adição de 01(um) ponto para o oponente. Entretanto, o KYONG-GO ímpar não é contabilizado no total geral.

O GAM-JEOM deve ser contabilizado como 01(um) ponto adicional para o oponente.
• REVISÃO IMEDIATA: Utilização do cartão para revisão imediata no caso de objeção à decisão do árbitro ou juízes:

Procedimento de revisão Imediata durante a luta através do uso do cartão:

1) No caso de uma objeção a decisão do árbitro ou dos juízes do combate, o técnico pode fazer uma solicitação para o árbitro central por uma imediata revisão.

2) Quando o técnico solicita através do uso do cartão, o árbitro central deve se aproximar dele e perguntar a razão pela qual está solicitando a revisão do ocorrido na luta.

a. A razão de solicitação de revisão inclui erro na aplicação das regras de competição e erros de efetivo julgamento de impacto de um golpe, rigidez de uma ação ou conduta, intenção, tempo em relação a uma ação de declaração ou área de impacto.

3) O árbitro central deverá solicitar aos juízes laterais auxílio para o pronto atendimento da solicitação feita pelo técnico.

4) Depois da revisão do fato ser efetuado pelo Árbitro juntamente com os Juízes, o Árbitro dará prosseguimento ao combate.

5) A decisão dos Árbitros deverá ser feita em no máximo 01(um) minuto, contados a partir do momento em que o técnico faz a solicitação.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Arbitragem no Taekwondo de Minas Gerais

Anos após anos os árbitros vem sendo criticados em suas decisões durante os combates de Taekwondo, principalmente dentro do estado de Minas Gerais.

A Federação de Taekwondo Interestilos vem tentando mudar esse quadro, criando cursos e congressos técnicos de regras de arbitragens voltados aos atletas, técnicos, instrutores e pais de alunos. O intuíto é demonstrar a grandeza das regras, regulamentos, aplicações e sanções, para que cada um veja a importância do árbitro em sua tomada de decisão e assim possam entender algumas situações ocorridas no decorrer dos combates. Mostrando a clareza e imparcialidade em cada decisão.

Alguns técnicos que já participaram destes cursos e congressos técnicos de regras de arbitragem vem se destacando em competições oficiais. Alguns exemplos são o mestre Luciano da LIRNAM e o professor Warlei da CHAMPIONS. Estes dois citados acima na 2ª etapa do mineiro foram exemplos a serem seguidos pois ao terem o conhecimento do regulamento da competição e da arbitragem facilitaram o trabalho dos árbitros tornando as lutas mais fáceis de serem arbitradas e assim ajudando no andamento da competição.

Outro fator importante foi também o conhecimento de ambos no caso de organização de eventos, pois através da noção do grau de dificuldade de cada funcionário em seu respectivo setor.