quarta-feira, 16 de junho de 2010

Taekwondo para crianças, educação física infantil.

Neste dia de treino de Taekwondo para a turminha do Instituto Gamaliel, em que a turma é dividida entre crianças de 04 e 05 anos de idade eu tive o privilégio de ser iluminada.
Após um mês de aula para os garotos percebo que já estou conquistando a maioria absoluta e tendo o controle sobre as crianças, venho ganhando a atenção e o carinho sincero destes pequenos.
A grande dificuldade da maioria de educadores é reunir um grupo determinado de crianças num espaço e fazer com que estas crianças convivam em harmonia, sem precisar disputar o espaço com o outro criando assim os laços de amizade.
É muito comum em escolas surgirem atritos entre as crianças, pois acabaram de sair de seu pequeno mundinho que eram somente seus lares e agora o seu espaço de convivência aumentou, além do seu lar tem a escolinha também e agora tem de dividir parte da atenção com outras tantas crianças.
Sendo assim percebi que é quase que inútil apenas ficar repreendendo aqueles que sentem o seu espaço ameaçado e acabam confrontando os outros coleguinhas e causando atritos.
Passei a valorizar ainda mais os alunos que tem o comportamento exemplar e elogiando-os todos os dias e mesmo aqueles que faziam suas disputas como alguns chamam, bagunças, nos momentos em que se comportam passei a elogiar também.
As crianças percebem quando estão certas ou não, já tem noção de como devem agir e gostam também de serem importantes ou destaques no meio em que vivem. Basta dar a elas o destaque positivo. Fazer com que apareçam de forma a brilharem, mostrar a elas podemos nos sentir bem assim.
Já no final da aula alguns dos alunos queriam ficar perto de um amiguinho, o Dudu, percebi que agora a disputa era para ser amigo de quem é o exemplo a ser seguido, então reuni os garotos e expliquei a eles que se todos eles forem bacanas uns com os outros, amigos e companheiros como o Dudu é com todo mundo, todos terão muitos amigos e logo em seguida comecei a perguntar quem era amigo de quem. No final o Arthur (4 anos) pediu para fazer uma oração, ele pediu que todos se levantassem, abaixou a cabeça, juntou as mãozinhas e começou:
¨Senhor Jesus, obrigado por essa aula de Taekwondo, obrigada pela professora existir, Senhor Jesus abençoe o meu amigo Dudu, abençoe o pai do Dudu, abençoe a mãe do Dudu, seus irmãos e que nunca falte nada em sua casa, abençoe nossas professoras, ...¨
E assim ele foi dizendo o nome de todos os outros coleguinhas e pedindo para que fossem abençoados, na hora os meus olhos lacrimejaram e em silêncio comecei a observar a reação de cada um, o Dudu estava emocionado e os outros alunos ao perceberem a paz no ambiente apenas escutavam aquelas singelas palavras. Logo depois os outros alunos pediram para orar também, e digo ainda mais, foi uma experiência marcante, senti ali a presença do Senhor.
Eu tinha receio de dar aulas para o público infantil em escolas pela disciplina, o que é diferente de academia, mas hoje vejo que fui escolhida para estar ali, naquele momento e que nenhum dinheiro do mundo paga esta experiência que tive.
Logo que todos terminaram suas orações ganhei vários sinceros abraços.
Como é bom trabalhar no que se gosta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.