quarta-feira, 16 de junho de 2010

Educação Física Infantil, benefícios.

  • A criança aprende a seguir regras;
  • A criança ingressa na sociedade e se sente parte do grupo;
  • Supera parte da timidez;
  • Ajuda a controlar grande parte de seus impulsos;
  • Aumento das habilidades motoras;
  • Ajuda no crescimento psíquico e metabólico;
  • Estímulo para se movimentar, acabando com o sedentarismo;
  • Diminui o excesso de acúmulo de gorduras;
  • Diminui a individualidade;
  • Estímulo para higiene e saúde;
  • A criança aprende a colaborar para o sucesso dos trabalhos em grupos;
  • Melhora na tomada de decisão.

Educador Físico busque o sucesso do seu trabalho com aulas estimulantes e lembre-se de que a criança precisa passar por diversos esportes para melhorar e aprimorar seus gestos motores.

Taekwondo para crianças, educação física infantil.

Neste dia de treino de Taekwondo para a turminha do Instituto Gamaliel, em que a turma é dividida entre crianças de 04 e 05 anos de idade eu tive o privilégio de ser iluminada.
Após um mês de aula para os garotos percebo que já estou conquistando a maioria absoluta e tendo o controle sobre as crianças, venho ganhando a atenção e o carinho sincero destes pequenos.
A grande dificuldade da maioria de educadores é reunir um grupo determinado de crianças num espaço e fazer com que estas crianças convivam em harmonia, sem precisar disputar o espaço com o outro criando assim os laços de amizade.
É muito comum em escolas surgirem atritos entre as crianças, pois acabaram de sair de seu pequeno mundinho que eram somente seus lares e agora o seu espaço de convivência aumentou, além do seu lar tem a escolinha também e agora tem de dividir parte da atenção com outras tantas crianças.
Sendo assim percebi que é quase que inútil apenas ficar repreendendo aqueles que sentem o seu espaço ameaçado e acabam confrontando os outros coleguinhas e causando atritos.
Passei a valorizar ainda mais os alunos que tem o comportamento exemplar e elogiando-os todos os dias e mesmo aqueles que faziam suas disputas como alguns chamam, bagunças, nos momentos em que se comportam passei a elogiar também.
As crianças percebem quando estão certas ou não, já tem noção de como devem agir e gostam também de serem importantes ou destaques no meio em que vivem. Basta dar a elas o destaque positivo. Fazer com que apareçam de forma a brilharem, mostrar a elas podemos nos sentir bem assim.
Já no final da aula alguns dos alunos queriam ficar perto de um amiguinho, o Dudu, percebi que agora a disputa era para ser amigo de quem é o exemplo a ser seguido, então reuni os garotos e expliquei a eles que se todos eles forem bacanas uns com os outros, amigos e companheiros como o Dudu é com todo mundo, todos terão muitos amigos e logo em seguida comecei a perguntar quem era amigo de quem. No final o Arthur (4 anos) pediu para fazer uma oração, ele pediu que todos se levantassem, abaixou a cabeça, juntou as mãozinhas e começou:
¨Senhor Jesus, obrigado por essa aula de Taekwondo, obrigada pela professora existir, Senhor Jesus abençoe o meu amigo Dudu, abençoe o pai do Dudu, abençoe a mãe do Dudu, seus irmãos e que nunca falte nada em sua casa, abençoe nossas professoras, ...¨
E assim ele foi dizendo o nome de todos os outros coleguinhas e pedindo para que fossem abençoados, na hora os meus olhos lacrimejaram e em silêncio comecei a observar a reação de cada um, o Dudu estava emocionado e os outros alunos ao perceberem a paz no ambiente apenas escutavam aquelas singelas palavras. Logo depois os outros alunos pediram para orar também, e digo ainda mais, foi uma experiência marcante, senti ali a presença do Senhor.
Eu tinha receio de dar aulas para o público infantil em escolas pela disciplina, o que é diferente de academia, mas hoje vejo que fui escolhida para estar ali, naquele momento e que nenhum dinheiro do mundo paga esta experiência que tive.
Logo que todos terminaram suas orações ganhei vários sinceros abraços.
Como é bom trabalhar no que se gosta!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Treino 1 defesa pessoal.




Treinamento de força muscular com flexão de braços. Diversas variações do exercício, o ideal é começar com 3 séries de 10 e ir aumentando durante o período de treinamento de acordo como o seu objetivo.


Com o ganho de força muscular nos membros superiores e m. serrátil, ganha também resistência nestes músculos, tanto para movimentações de ataque quanto defesa, além de técnicas de movimentações em poon se.

Treine flexões de braços a cada um dia de intervalo, no dia de descanço malhe o tríceps braquial.

Não basta saber se defender o seu corpo tem de estar preparado para tal.

Taekwondo treinamento específico. Força muscular localizada.

Apenas parte do treino, aos poucos vou postando mais.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A biomecanica em prol do TAEKWONDO.

Em 2009 iniciei meus estudos de projeto de pesquisa voltados para o tema, biomecânica do Taekwondo. A primeira proposta era de analisar a musculatura trabalhada em alguns chutes básicos e mais utilizados em combates Kyorugui. Comecei por pesquisar o Ap Tchagui que consiste no chute básico para os demais, que é um chute frontal com elevação do joelho flexionado, extenção do joelho e flexão do pé. A partir destes movimentos passei a estudar toda a musculatura agonista e antagonista dos movimentos e a melhor forma de ganho de força através de exercícios de resistência muscular localizada.
O vídeo a seguir pode ajudar na continuidade deste projeto de pesquisa em que englobará mais cinco chutes dentro deste projeto.
A partir dos dados obtidos pretendo trazer resultados que otimizem em melhorias nos treinamentos periódicos de atletas que buscam o alto alto rendimento.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Poon se CRIATIVO treino para apresentação de trabalho acadêmico.

O Poon se criativo foi desenvolvido pelos então, na época, alunos do 5º Período do curso de Educação Física UNIPAC:
Valéria N. Caetano
Rozilene Ap.
Rodrigo Marcelino
Alessandro Giordani.
Trabalho ministrado pelo professor Eyder.